domingo, 21 de setembro de 2008

Onyx e a causa farrapa

O candidato Onyx Lorenzoni aparece nas pesquisas com modestos 5% das intenções de voto para a prefeitura de Porto Alegre. Esse fato, sem dúvida, retumba como auspicioso.

O partido de Onyx não é relevante (nem para mim e nem para ele), importa que esses 5% denotam a maturidade eleitoral do povo da capital gaúcha. Também não vem ao caso quem está em primeiro lugar na corrida eleitoral daquela cidade, importa que Onyx é o típico político/ator/demagogo cujo único conteúdo notável é a ambição por um dia ser Presidente da República. Apesar da intensa campanha eleitoral e das inúmeras aparições pirotécnicas na cena política, o povo o ignora.

Há tempos eu não tinha notícia de um fato que relembrasse o vanguardismo do pensamento político gaúcho. No caso dos parcos 5%, a inovação está na imunização da sociedade contra males como Onyx Lorenzoni e a politicagem para inglês ver.

Concomitantemente à divulgação dos 5%, o Rio Grande do Sul comemora a Revolução Farroupilha, uma longa guerra de gaúchos contra os regentes do império, ocorrida em meados do século 19. Na ocasião, os revolucionários estavam descontentes com a situação político-econômica. Apesar de ter objetivos separatistas, a alma da revolução eram as modernas idéias republicanas.

A partir de então tivemos vários outros exemplos da efervescência de idéias políticas no sul do país e de experimentações, ainda que algumas vezes desastrosas.

Enfim, salve os 5% de Onyx e a maturidade política do povo de Porto Alegre.

2 comentários:

Inuser disse...

maturidade politica hoje em dia falta em todos os lugares

www.topronto.net

Dory Yoko disse...

Estou no Japão, isso aqui tbém está uma piada! Estamos sem um líder no governo, o atual ministro deixou seu cargo, sua popularidade estava em baixa desde o início do mandato, sem dizer que o ministro anterior à ele tbém tinha se demitido. Japão, país do 1o. Mundo, será?

Aprendendo o Básico da Língua Japonesa