domingo, 14 de setembro de 2008

O Político, o Bandido e Homer Simpson

O carioca Armando Canosa, 47 anos, é conhecido no subúrbio onde mora simplesmente por "Cabelo".

Cabelo possui uma frota de táxis e vans ilegais. Vivem desse negócio sua mulher e quatro filhos, bem como cada um dos 12 motoristas e suas respectivas famílias. Ou seja, são aproximadamente cinqüenta pessoas, a maioria em idade eleitoral, vivendo do crime.

Tais pessoas votariam em um candidato a prefeito que prometesse acabar com as vans clandestinas?

Os homens que sonharam e projetaram a democracia imaginaram um sistema de governo em que a cúpula do poder fosse formada por representantes do povo. O sistema funcionou exatamente conforme o esperado. E o clã de Mister Cabelo, agraciado com o direito ao voto, lamentavelmente elegerá um representante a sua altura. Se tivermos uma boa parcela da população garantindo seu sustento através do crime, essas pessoas escolherão representantes afins, ou que pelo menos sejam coniventes com seus objetivos.

Acabo de ler que quatro dos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro já assinaram um termo de compromisso com as entidades marginais de "transporte alternativo". Esse termo aliviaria da fiscalização pública "empresas" como a de Cabelo.

Que situação ridícula!!! A cidade maravilhosa já é motivo de chacota no mundo inteiro por conta do transporte ilegal. Quem não lembra do episódio dos Simpsons que se passou no Rio, com Homer sendo assaltado após tomar "unlicensed taxi"??

À época, este episódio motivou aborrecida carta oficial do nosso presidente para o dos EUA. E hoje, que ironia... O termo de compromisso dos candidatos do Rio – um novo documento oficial – legitima o que outrora fora chacota nos Simpsons. Além de garantir, é claro, uma vantagem considerável de votos aos candidatos e a comida na mesa da família de Cabelo.

10 comentários:

Neto. disse...

Nossa o tema abordado é ótimo,
podemos falar de tudo em torno dos pequenos taxistas clandestinos.
Realmente, quem elege o ladrão é o próprio parceiro no crime.

Neto. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neto. disse...

A pode ter certeza, que sempre voltarei aqui !

Gilberto Camargo disse...

Infelizmente, Nancy, esse é nosso mundinho. Marginais tomam conta "do pedaço" elegendo seus próprios representantes e manipulando tudo a seu favor. Já se pode notar esses facínoras no poder quando marginais como Daniel Dantas consegue estar fora da prisão em poucas horas, mesmo com todas as provas contra ele. Como dizia meu avô...é o fim dos tempo, o fim dos tempos! Tempos em que travestis e pederastas passeiam pela "telinha" e pela high society sem provocar escandalos, porém, como um paradoxo, o nosso herói Ronaldo, o "fenômeno", não pode desfrutar de momentos agradáveis com os mesmos sem que seja motivo de chacota...O que dizer dos valores percebidos por nossas crianças...o que é certo? e o que está errado? Pobres crianças! É o fim dos tempos, o fim dos tempos! - dizia minha avó!
Parabéns pelo seu post!

Caio Rudá de Oliveira disse...

Belo texto, bela crítica!

Infelizmente, esse é nosso país, caótico, desorganizado e inerte diante de todas as desgraças que acontecem.

É fato, principalmente em cidades do interior, que os votos são busca de interesses. Uma pena.

Miss K disse...

é cara é complicado...não acho certo essas coisas...alias, mano esse povo sinceramente tah pouco importando com o q os outros países acham e zombam de nós o q eles qrem mesmo é o dinheiro do povo ignorante q nãosabe usar seu voto pra algo q preste! q vende o voto em troca q qlqr saco de arroz...

sacodefilo disse...

acho que ficha que não caiu aos políticos (ou já caiu) é que este trasnporte coletivo clandestino na verdade é fachada de uma vertente da marginalidade no rio.
Isso é lamentável...

Leandro Vitor disse...

É lamentável essa situação carioca, que é um pouco mais escancarada do que no restante do país. Eu fico muito triste ao ver candidatos e políticos presos por relacionamento íntimo com infreatores (traficantes, deliquentes, fora da lei), isso qdo os proprios não são. Muita sorte nessa eleição, vc vão precisar. (meeedo do Crivella)

LETÍCIA CASTRO disse...

Nancy, está complicadíssima essa eleição para prefeito deste ano, né? Menina, tem sido uma constatação geral, todos os blogs do país todo propagando a mesma situação ridícula.
Que bom que vc me disse que era aniversário do seu blog, pois não gostaria de deixar de te cumprimentar nessa data tão especial! São os nossos babies ,não é verdade? E um ano não é pra qualquer um não, é preciso ter muito comprometimento e qualidade pra sobreviver na blogosfera.
E vc está provando isso. Que venham muitos e parabéns, querida!
Beijocas e obrigada pelo comentário no Babel, viu? Seja sempre bem-vinda!
Letícia.

Ceres disse...

Legítima, simplesmente?

Pensei que os projetos de lei fossem mais bem elaborados o.o