terça-feira, 13 de novembro de 2007

A verdade incoveniente de Cristovam Buarque

Os dois foram candidatos a presidente. Os dois têm o hábito de bater sempre na mesma tecla. Já foram, ou ainda são, senadores ditos democratas. Mas qual a diferença básica entre eles? É fácil. O dinheiro investido em Al Gore fez com que ele conseguisse a proeza de ser inconveniente sem ser chato. Por outro lado, sem holofotes, sem investimentos expressivos e sem um mome pomposo, Buarque acba sendo vitimado pelo rótulo de chato, repetitivo, inconveniente.

“Crematório de Cérebros”, artigo escrito pelo senador e publicado no jornal O Globo, apresenta um trecho inconveniente, verdadeiro e, como não foi proferido por um ex-BBB mal educado, é chato:

“...basta olhar a cara da escola pública no presente para ver a cara do País no futuro. Apesar de nossos quase 200 milhões de cérebros, o quinto maior potencial intelectual do mundo, o Brasil continuará a ser um país periférico na produção de conhecimento.”

Não sou de botar a mão no fogo por político, mas digo, com alguma margem de certeza, que se promoção pessoal estivesse em primeiro plano para Cristovam, ele escolheria outro tema para bandeirar. Ser chato, como ele mesmo já pôde vislumbrar, não costuma dar voto.

O Estado é ineficiente como um todo. A educação pública fugirá à regra? Se um futuro de sucesso para o Brasil depende da educação plena de seu povo, bom, então esse futuro depende de meia duzia de gladiadores, armados com estilingues, como Cristovam.

Atenção: Não votei em Cristovam Buarque, nem votaria. Não acho que ele deva ser presidente da República, senador, nem porta bandeira de partido político. Seu lugar é sob opulentos holofotes para que, assim como Gore, possa difundir seus ideais e passar a ser ouvido e respeitado, saindo detrás da carapuça da chatice. Se ele não emplacar, que algum garoto propaganda qualquer, louro, alto e isento, seja porta voz de suas idéias.

10 comentários:

Diego Viñas disse...

Num país como o Brasil, é muito difícil confiar em político.

Trata-se de uma sensação geneticamente brasileira.

Verdade e Política não combinam na Pátria Amada.

Podemos fazer 3 coisas sim!
- votar
- rezar depois
- estudar pra não engolir sapo e tentar mudar alguma coisa (parado nunca)

Parabéns, Nancy, pelas idéias!

Mateus disse...

Acho que é verdade, mas não que seja inconveniente.
E, se for assim, eu sou chato também. Sou chato que nem o Cristovam Buarque :))


Agora, durante a campanha eleitoral, eu acho que ele deveria ter mostrado os outros predicados. Ele não deixaria de ser o candidato da educação e nem a bandeira da educação perderia a sua força se ele mostrasse que é doutor em economia pela Sorbonne, que trabalhou seis anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento no Equador, Honduras e Washington e que sabe e muito bem o que fazer no campo econômico.
Uma coisa é ter a educação como prioridade. Outra coisa é parecer um nefelibata batendo na mesma tecla, como se não tivesse outras idéias.


"Não acho que ele deva ser presidente da República, senador, nem porta bandeira de partido político. Seu lugar é sob opulentos holofotes para que, assim como Gore, possa difundir seus ideais e passar a ser ouvido e respeitado"
Discordo. Acredito que o Cristovam saiba implementar as idéias que defende e por isso deveria sim ser eleito presidente da república.

ConsultorTI disse...

chata é você.
Se um homem preparado e com boas idéias não não é a pessoa indicada a legislador nem chefe do executivo, quem seria a pessoa ideal? O FHC?

Unknown disse...

Estava indo tão bem ... na hora de tirar a nota 10 disse que não votou nele, e não acha que o Cristovão deva ser presidente. Seria interessante saber o motivo disso. Se até pessoas com uma visão correta do que é prioridade , e do que realmente deve ser feito ,acabam não votando no Cristovão , fica difícil enxergar a luz no fim do túnel.

Tchure Grimes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hamilton Tadeu disse...

Nossa Pátria realmente, se depender dos políticos atuais, nunca será considerada séria.
Voltarei mais no seu blog, parabéns.
santomano@gloogle.com.br

Unknown disse...

Querida Nancy,acredito que você deveria fazer comentários sobre assuntos de sua afinidade,como:programas de fofoca,culinária,BBBs - como você mesma citou.E outros mais.
Parece-me que política não é o seu forte!Você diz que não votou em Cristovam Buarque.Claro que não!Você deve ter votado no que lhe parecia mais bonito.
É por culpa de gente que vota dessa maneira que esse país está atrasado.
Até mais querida.Leia mais.Ou então mande-nos algumas receitas de bolo que será mais útil!!!

Unknown disse...

Querida Nancy,acredito que você deveria fazer comentários sobre assuntos de sua afinidade,como:programas de fofoca,culinária,BBBs - como você mesma citou.E outros mais.
Parece-me que política não é o seu forte!Você diz que não votou em Cristovam Buarque.Claro que não!Você deve ter votado no que lhe parecia mais bonito.
É por culpa de gente que vota dessa maneira que esse país está atrasado.
Até mais querida.Leia mais.Ou então mande-nos algumas receitas de bolo que será mais útil!!!

Cleverson Montanha disse...

Perdão, mas tenho que me expressar, só acho que o Clécio pegou um pouco pesado com vc.
Vc pode se expressar de qualquer maneira, vc tem esse direito.
Mas acredito que quando se tem pouco conhecimento sobre um assunto devemos falar o mínimo possível ou nada.
Faça a sua parte de política, tome suas próprias decisões, assim é formada a política, de decisões, não promova a politicagem por favor querida.

Espero que tenha mudado um pouco o seu conceito sobre o Cristovm, de lá pra cá ele vem se mostrando político. Afinal se não, mude para outro planeta, esse aqui não a pertencerá mais se não for flexivél.

Abraços e felicidades..

Gilberto Camargo disse...

Infelizmente para os leitores mentecaptos de seu Blog não foi suficientemente fácil vislumbrar o teor desse seu artigo tão inteligente. Para mim fica muito claro sua posição em relação ao nosso herói sem armadura, Cristovam Buarque. Para seus leitores que apresentaram dificuldades de compreensão sugiro que facilite desenhando suas idéias, ou fazendo-as com alguma parábola ou musiquinha explicativa! PARABÉNS PELO SEU BLOG E PRINCIPALMENTE ESSE SEU ARTIGO!