quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Monop Óleo

Engraçado... Tenho a nítida impressão de que a cada nova descoberta mineral da Petrobrás, a gasolina aumenta cinco centavos na bomba. Pela lógica econômica, não deveria ser ao contrário?

4 comentários:

Euzer Lopes disse...

É que eles fazem uma grande festa, e precisam que alguém pague a conta. É isso!

Rodrigo Borges disse...

Só se for onde você mora. Aqui no ES não aumenta nada. E nem diminui. Até pq, como uma empresa de capital misto, que possui investidores privados, a Petrobrás segue preços internacionais. Que idéia besta é essa de que por ser uma empresa brasileira ela tem que diminuir o preço. Até pq os preços, apesar de não parecerem, são baixos. Empresas estrageiras instaladas no País entram com processos em orgãos específicos reguladores contra a prática de preços adotadas pela Petrobrás. Por demorar a repassar os aumentos intenacionais ao preço na bomba, essas empresas se sentem prejudicadas (Exemplo: Ipiranga - que até resolveu vender sua participação no Brasil e só tinha a Petrobrás que aceitou comprar)

Nancy Veiga disse...

Caro Rodrigo, talvez você não tenha captado o espírito do meu post. Falo da questão monopólio. Você realmente acha que pagaríamos o que pagamos pelo combustível se o mercado de petróleo brasileiro fosse livre? Pagamos muito mais caro que os americanos para abastecer... Na Argentina (onde não tem monopólio estatal) paga-se coisa de um real pelo litro de gasolina! Sem mais.

Guida disse...

Não sei quanto está valendo o real em euros mas em Portugal estamos pagando 1.378€ por litro de gasolina de 95 octanas. é bem carinho e a galp passa o tempo a dizer que encontraram petróleo no Brasil, a unica coisa que vejo é especulação na Bolsa. Os preços são liberalizados cá mas nada está a baixar todos os dias sobe. Penso que tanto cá como aísó está sempre bom para quem tem poder e pilim. Quem trabalha só paga!
gostei muito do seu blog!